sábado, 11 de setembro de 2010

Aterro sanitário em Ourinhos-SP

O aterro sanitário é uma área localizada na estrada da Guaraiúva, onde todo o lixo e resíduos, produzidos e coletados no município de Ourinhos, são depositados.
Neste local chega diariamente todo o lixo domiciliar urbano, o lixo hospitalar, os resíduos
da construção civil coletados pelas caçambas, pneus inservíveis, galhos provenientes da poda de árvores e outros resíduos diversos trazidos por munícipes.
Cada um destes resíduos tem uma destinação final no aterro sanitário e, portanto sofre um trabalho diferente para a sua disposição final.
O lixo domiciliar ao chegar no aterro sanitário é descarregado e após sofrer a separação do material reciclável por parte dos membros da Associação de Catadores, o mesmo é esparramado, compactado e coberto com terra.
O lixo hospitalar ao chegar ao aterro sanitário é descarregado em valas específicas para este fim, depois é compactado e sofre uma cobertura com cal virgem. A seguir, o mesmo é coberto com terra.
Os resíduos da construção civil ao chegar ao aterro sanitário são descarregados em locais
específicos e sofrem processo de esparramação e compactação; sendo que o mesmo é utilizado em sua grande parte, para a impermeabilização e compactação das vias de acesso dentro do aterro sanitário.
Já os pneus inservíveis ao chegarem ao aterro sanitário são armazenados e posteriormente são enviados para locais onde os mesmos serão utilizados como fonte de energia ou reutilizados na fabricação de massa asfáltica.


Vista do aterro sanitário em Ourinhos-SP

Pneus que posteriormente serão reutilizados


Aterro


Queima do gás metano






Nenhum comentário:

Postar um comentário