sábado, 11 de setembro de 2010

RECICLA OURINHOS- história e funcionamento

Até o ano de 2004, em Ourinhos não havia nenhuma atividade relacionada a coleta de lixo seletiva, a não ser os catadores de lixo que se encontravam instalados no aterro sanitário.Estes catadores de lixo se fixaram há anos no aterro sanitário e ali permaneceram até o ano de 2004 de forma que trabalhavam neste local de
maneira totalmente individual e em condições consideradas até sub humanas. Ressalta-se que inclusive crianças trabalhavam neste local, em busca de material que poderia ser comercializado e desta maneira, se transformava em uma fonte de renda familiar.
No final de 2004, a Secretaria de assistência Social em conjunto com a Superintendência de Água e Esgoto – SAE, tomou a iniciativa de tentar dar uma melhor condição de trabalho a estes catadores de lixo do aterro municipal. Para isto, negociaram com estes catadores de lixo a formação de uma Associação de catadores de materiais recicláveis e conjuntamente a isto, retirou todas as crianças que trabalhavam no aterro sanitário.Com estas iniciativas nasceu o movimento denominado RECICLA OURINHOS.
Este movimento consistiu na formação de uma associação de catadores de material reciclável formada de maneira organizada para trabalhar no aterro sanitário e visava o início da coleta seletiva do lixo no município de Ourinhos.
Em 2005, com esta associação em funcionamento (mas de forma ainda bastante precária) já realizava a
coleta de material reciclável em 10% das residências do município de Ourinhos. Foi então, que a SAE e a Prefeitura Municipal de Ourinhos através de sua Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Unesp, Sebrae e outras entidades, adotou medidas que visaram dar uma melhoria na coleta de lixo seletiva existente no município e ao mesmo tempo procurou estender a mesma, de maneira que esta Associação pudesse
realiza-la com a estrutura existente e que não viesse trazer uma frustração à população atendida por este tipo de coleta de lixo.
No entanto, antes de estender o número de residências atendidas pela coleta seletiva, a SAE e seus parceiros procuraram dar melhor condições de trabalho a estas pessoas e para isto realizou as seguintes ações:
Treinamentos sobre associativismo;
Cadastramento dos trabalhadores envolvidos na atividade;
Avaliação do perfil sócio econômico cultural das pessoas envolvidas na atividade;
Fornecimento de equipamento de segurança aos trabalhadores (luvas e botinas);
Concessão de um local para armazenagem e prensagem do material reciclável coletado (antiga Usina de Lixo);
Fornecimento de material educativo e de propaganda para a extensão do atendimento da coleta seletiva no município .
Aliado a estas atividades, no ano de 2007, a SAE ainda forneceu a esta Associação um caminhão que possibilitou que a mesma iniciasse a expansão na área do município a ser atendida pela coleta seletiva.
Com isto, a coleta seletiva passou a ser realizada em mais de 30% das residências do município de Ourinhos. Embora pareça ser um número pequeno, este tipo de coleta deve ser expandido de forma muito bem estudada e de acordo com as reais condições de coleta da Associação, pois caso seja feita de forma desordenada poderá causar uma grande frustração na população atendida e com isto, colocar em risco, a coleta que já vem sendo realizada de forma adequada


Alguns catadores integrantes do Recicla Ourinhos
Logotipo do Recicla Ourinhos






Conteúdo disponível em: http://www.sae-ourinhos.com.br/v2/limpeza.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário